SEDE COLETIVA



Com apoio da Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, será lançado neste fim de semana o "Sede Coletiva", uma união de coletivos, grupos e artistas de São João del-Rei, que tem como finalidade desenvolver ações culturais no “Coreto Maestro João Cavalcante", localizado na Avenida Tancredo Neves, no centro.

Estão previstas diversas apresentações no sábado, 22 de agosto, vários grupos e artistas participarão do evento de forma colaborativa, e a proposta é que o "Sede" aconteça periodicamente no local.

De acordo com os organizadores da primeira edição do projeto, "o propósito da Sede Coletiva é saciar a fome e o desejo de mais ações e ocupações criativas, coletivas, colaborativas e culturais no Coreto Maestro João Cavalcante", ainda segundo eles a ideia é organizar e apresentar intervenções, exposições, apresentações e ações coletivas no local.


PROGRAMAÇÃO COLABORATIVA
12h: Concentração e montagem
13h01: Oficina #1 de design colaborativo de projetos (co-construção do próximo “Viva o Coreto”), com Pedro Lago
14h:  Abertura da Feira de trocas, afetos, abraços, artesanatos, CDs, vinis, zines, livros, produtos naturais, filtros dos sonhos, pães e salgados integrais e tudo mais!
14h59: Abraço Coletivo ao Coreto
15h01: OFICINAS LIVRES: dando seguimento aos projetos co-criados na Oficina #1
15h30: Apresentação: André Ribeiro
16h00: Oficina #2: Gaita (Harmônica) - com Fábio Neves
16h45: Apresentação: Harmônica Del-Rei
17h: Apresentação Duo 22 - Concerto Meditativo
18h30: Vivência: O Silêncio 
19h: Dj Mohammed
21h59: Roda de Encerramento




História do Coreto

A construção (1922) é hexagonal e com abertura para todos os lados. Certamente, a necessidade de altura para maior visibilidade do público fez com que se construísse o coreto em dois pavimentos. No térreo, há uma sala de apoio, irregularmente ocupada por um bar até abril de 2005, quando foi reintegrada ao Município. A parte térrea é recuada, e a escada de acesso ao segundo pavimento fica na parte externa. Seis pilares sustentam a construção, todos com detalhes decorativos em mão-francesa para composição do beiral do telhado, que, por sua vez, recebeu cobertura em chapas galvanizadas. O forro é revestido por ripas de madeira envernizada. O guarda-corpo é trabalhado em placas de concreto rendilhadas, da mesma forma que o encontro dos pilares com o forro e o telhado. Através da Lei Municipal nº 4129, de 14 de junho de 2007, a construção recebeu o nome de "Coreto Maestro João Cavalcante". 


0 comentários:

Postar um comentário