Aconteceu ontem, 12 de agosto, a segunda etapa do Fórum Regional Território Vertentes, na cidade de Barbacena. Aproximadamente 100 pessoas da sociedade civil e pública de São João del-Rei apresentaram propostas em diversos eixos temáticos para definir as prioridades de planejamento do governo mineiro. Também foi feita a escolha dos representantes que integram o Comitê de Planejamento Territorial, denominado COMPLETE.

Cerca de dez pessoas de São João del-Rei integram o COMPLETE, que conta com 25 titulares e 25 suplentes. Este comitê vai se reunir mais algumas vezes para discutir as prioridades apresentadas e aprovadas nos eixos temáticos.

Dentre as ações apresentadas por São João del-Rei e aprovadas como prioritárias estão:
-Ponto fixo de comercialização para agricultura familiar e economia solidária e unidade de processamento de alimentos (cozinha comunitária);
-Instalação de centros de referência em Direitos Humanos e Centro de referência da Juventude, em três cidades; São João del-Rei, Barbacena e Lafaiete;
-Ampliação e implementação de culturas tradicionais no âmbito educacional, assim como maior abertura para elas no Fundo Estadual de Cultura;
-Maior abrangência do programa Banda de Minas, como por exemplo, a digitalização de acervos antigos, incentivo à contratação e formação profissional.
- Aumento da alíquota do ICMS turístico, assim como fomento da atividade turística através de investimento em infraestrutura, sinalização, estradas rurais e estruturação dos atrativos turísticos, por meio de um Fundo Estadual de Turismo que repassa estes recursos para os municípios.
Com o COMPLETE formado, as próximas etapas do Fórum vão acontecer ao longo do ano.

Fórum Regional Território Vertentes
No dia 31 de julho, o Governador de Minas Gerias, Fernando Pimentel, lançou em São João del-Rei, junto à diversos movimentos sociais, entidades civis e públicas. O Fórum tem como proposta ouvir a sociedade civil e suas demandas para que tenham ações prioridades nas políticas públicas do Estado.
Para saber mais sobre o Fórum, clique aqui.

0 comentários:
Postar um comentário