TRIO CAPITU LANÇA CD ‘NOVOS VENTOS’ NO TEATRO MUNICIPAL



De volta à cidade depois de dois anos, o TRIO CAPITU vai presentear os são-joanenses com o primeiro cd NOVOS VENTOS. São oito faixas só de música brasileira com composições originais dedicadas especialmente ao grupo e adaptações de nomes como Alexandre Schubert, Marcos Lucas, Sérgio Roberto de Oliveira. O  lançamento oficial será em novembro, no Rio de Janeiro, mas o grupo reservou o dia 27 de setembro, as 20h para os são-joanenses.

“Voltar a se apresentar em São João del Rei é uma alegria para o trio. Fizemos aqui no início de 2012, a primeira apresentação do trio e ficou a vontade de voltar. Temos um carinho enorme pelo público e pela cidade e por isso escolhemos apresentar em primeira mão o nosso cd para a cidade que nos acolheu pela primeira vez”, diz a oboísta do trio, Janaína Perotto.

Criado em 2012, com formação carioca, o TRIO CAPITU tem formação singular – flauta, oboé e fagote - e vem acumulando reconhecimento de público e crítica. Recentemente, foi escolhido para se apresentar na abertura das comemorações do aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro. Por dois anos consecutivos foi selecionado no Prêmio Funarte de Concertos Didáticos onde se apresenta em escolas da rede pública de ensino e, desde o ano passado é um dos grupos a se apresentar no aclamado projeto social Doutores da Alegria.

No intuito de manter acesa a chama da música de câmara e reavivar a combinação destes três instrumentos, o TRIO CAPITU percorre não apenas o rico repertório original para esta formação - fortemente solidificado através do Trio-Sonata barroco - mas também os clássicos e modernos, trazendo sua sonoridade para os tempos atuais em novas composições e arranjos especiais que passam por grandes nomes do choro e da música popular brasileira, até as mais variadas sonoridades da música do mundo.




Conheça as integrantes do Trio Capitu:

 Sofia Ceccato - flauta/flautim
Natural de Angra dos Reis (RJ), iniciou seus estudos musicais ao piano, aos 5 anos de idade, com sua mãe Suzette Ceccato. Seis anos mais tarde iniciou a prática de flauta transversal com o professor Paulo César Castilho, ainda em sua cidade natal. Em 2000, passou a ser orientada por Eduardo Monteiro, no Rio de Janeiro. Formou-se bacharel em Flauta pela UFRJ em 2007. Participou de cursos em diversas cidades brasileiras com renomados professores nacionais e internacionais. Em 2008 foi contemplada com uma bolsa para participar do Young Artists Bayreuth Festival, na Alemanha. Foi visitante intercambista na Universidade da Georgia (EUA), se aperfeiçoando com Angela Jones-Reus em 2009. É pós-graduada em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música. Atualmente cursa Mestrado em Práticas interpretativas na UNIRIO. É flautista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2005. Sofia é também apresentadora dos programas Sinfonia Fina e Partituras, ambos exibidos pela TV Brasil.

Débora Nascimento – fagote
Natural do Rio de Janeiro, iniciou os estudos de fagote em 2004 na classe do mestre Noël Devos, estudando o fagote no sistema francês. Em 2006, iniciou os estudos pelo sistema alemão sob orientação do fagotista e professor Elione Medeiros. Integrou o naipe de fagotes da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem de 2008 a 2010, quando assumiu o cargo de Chefe de Naipe na Orquestra Sinfônica de Barra-Mansa. Como solista, atuou à frente da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro e à frente da Orquestra Sinfônica da UNIRIO. Em 2015 graduou-se na UNIRIO no curso de Bacharelado em Música (Fagote) sob orientação de Elione Medeiros. É integrante também do Quinteto Lorenzo Fernandez.



Janaína Perotto – oboé/corne inglês
Natural de Londrina (PR), iniciou seus estudos de oboé com Luis Carlos Justi, professor com quem formou-se bacharel pela Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. Foi integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem de 1999 a 2001, ano em que foi premiada  com uma bolsa de estudos do governo alemão para se aperfeiçoar na Escola Superior de Música de Karlsruhe, com o professor solista Thomas Indermühle. Durante o período de formação no Brasil, teve masterclasses com professores de renome como Ingo Goritzki, Nicholas Daniel e Andreas Wittman e, na Alemanha, com Christian Schmitt e Jacques Tys. Janaína é primeiro oboé solo da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É mestre em Práticas Interpretativas pela UFRJ e doutoranda na mesma área de pesquisa, na UNIRIO.



SERVIÇO 


O QUE: TRIO CAPITU – CD NOVOS VENTOS
QUANDO:  27 de setembro de 2015 - domingo, às 20h
ONDE: Teatro Municipal de São João del Rei
QUANTO: Preços: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Ingressos à venda na loja Dri Monteiro - Shopping Hills


Apoio: Dri Monteiro, Restaurante Pelourinho, Restaurante Rex, Pizza Raro
Promoção: Prefeitura Municipal e Teatro Municipal

Mais informações:

Produção:
Monica d'Angelo Braga





Fotos: Leo Aversa

0 comentários:

Postar um comentário