Lançamento do FELIT


           Foi lançado oficialmente na tarde de 27 de agosto, no Salão Nobre da Prefeitura, o 8º FELIT, Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes, o evento acontece entre os dias 2 e 6 de setembro e tem como objetivo principal a valorização e estimulo à leitura.

               O homenageado deste ano é o escritor Carlos Heitor Cony, e a partir de sua obra será discutida a produção literária brasileira com outros renomados autores como: Zuenir Ventura, Cristovão Tezza, Nélida Piñon, Raphael Draccon, entre outros.

            Lucio Teixeira, organizador do FELIT, diz acreditar no potencial de São João del-Rei na realização de grandes eventos: "A programação é bem diversificada de forma a contemplar todas as idades, com atividades para o público infanto-juvenil, sessões de cinema, oficinas pré-agendadas com as escolas do município, exposições temáticas, feira de livros, show de encerramento e muito mais", disse.

            A Prefeitura é grande parceira na realização do evento e segundo Pedro leão, Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer: "Festivais como este, além de enriquecerem a atividade cultural e turística da cidade, possibilitam a geração de emprego e renda", afirmou ainda que a cidade não se sustenta somente com aquilo que produz, ela tem a necessidade de conhecer e trocar experiências com outras culturas do Brasil e finalizou: "O FELIT proporciona o acesso, que muitos provavelmente só teriam em grandes centros".

                Maria Cristina, vice-prefeita ressaltou: "A literatura vai muito além do que só uma demonstração artística, ela representa a subjetividade de cada um. Ela possibilita despertar no público, principalmente nos estudantes, o interesse e a difusão da literatura", destacou ainda  grandes nomes da literatura que eram de São João del-Rei, como: Otto Lara Resende e Dom Lucas Moreira Neves, ambos pertenceram à Academia Brasileira de Letras.

           Além da Literatura, o público pode apreciar a culinária da cidade através do Roteiro Gastronômico do Festival, com cardápio inspirado na vida e obra do autor homenageado. Seis restaurantes fazem parte deste circuito e tem pratos de darem água na boca.

          Ainda durante o evento, a Prefeitura Municipal vai lançar o Projeto "Pontos Literários".  Cinco pontos de ônibus da cidade vão ganhar um espaço onde a população poderá pegar, trocar e/ou doar obras literárias. A ação visa à valorização da literatura e o estimulo à leitura. Inicialmente os pontos escolhidos são: em frente à Escola Municipal Maria Tereza, Avenida Antônio Rocha (Estação de Trem), Rodoviária Velha, Praça Frei Orlando e Campus Dom Bosco.


Mais informações e programação completa: http://www.felit.com.br

0 comentários:

Postar um comentário