Um balanço da 26a edição do Inverno Cultural

São João del-Rei recebeu a 26º edição do Inverno Cultural da UFSJ – que pela primeira vez aconteceu simultaneamente em outras 4 cidades; Barroso, Divinópolis, Sete  Lagoas e Ouro Branco – que se mantém no posto do maior evento da região. Oferecendo diversas oficinas, espetáculos teatrais, shows, exposições, lançamentos de livros e muitas outras atividades, a programação ampla e abrangente foi concebida para agradar todas as tribos. Em entrevista concedida para a jornalista Mariane Motta, o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte & Lazer faz um balanço da 26ª edição do evento.


Mariane Motta: Você acha que o evento cultural organizado pela UFSJ esta atendendo as expectativas da população, dos universitários?
Pedro Leão: Acho que é um grande evento! Um evento que dialoga com a cidade e suas comunidades. Cada ano um determinado público é atendido. Mas sempre bons artistas, o importante é que proporciona para a cidade grandes atrações que na maioria das vezes só acontecia nos grandes centros.

MM: Quais os benefícios que o evento traz a população de São João del-Rei?
PL: Vários! Um deles é a oportunidade de ver artistas de renome, o fator econômico não é desprezível. Vários restaurantes e pousadas recebem centenas de turistas que chegam à cidade para ver as atrações do inverno cultural. Outro aspecto que considero fundamental é a cidade participar de um restrito grupo de municípios que produzem e propagam a cultura.

MM: Quais são os ganhos para o turismo e cultura da cidade?
PL: O ambiente das atividades, a oportunidade do encontro de artistas e intelectuais em São João del-Rei é uma grande contribuição à cultura da cidade bem como para artistas e instituições. O turismo também ganha com isso. Eventos culturais não só contribuem para a formação da população como atraem um público disposto a gastar nos estabelecimentos locais. Ajuda na formação e também na geração de renda.

MM: Você acha que o evento que está em sua 26ª edição, vem crescendo?
PL: A cada ano, sem dúvida. A universidade já é há alguns anos a maior aliada do município. O Inverno Cultural é um presente para São João, se você pensar que ele é 100% organizado pela UFSJ, embora este ano tenha contado com uma significativa ajuda do governo municipal. Cada vez está maior, oferece mais oficinas, discute temas relevantes e pouco a pouco se tornará mais uma tradição cultural da cidade.

MM: Você acha que esse evento atinge toda a população de são joão del rei ? o que poderia ser feito para que a população participasse mais e tivesse mais conhecimento sobre o inverno cultural e outros eventos culturais na cidade?

PL: Acho que este ano a Reitoria foi sensível a isso, levando vários eventos e a apresentações para as ruas e para a periferia. É fundamental ver isso de dois lados, por um lado temos o povo de São João se apresentando, fazendo cursos e oficinas, qualificando-se como artistas e conhecedores da cultura. Por outro, temos grandes produções artísticas, de distintos segmentos que com pouca probabilidade se apresentariam no interior mineiro sem o aporte de uma grande estrutura. A população ganha duas vezes, mostra sua cultura e recebe de bom grado a cultura produzida em todos os cantos.



0 comentários:

Postar um comentário